terça-feira, 12 de maio de 2009

A Região da Madeira Cria um Mundo Melhor


A Região da Madeira promoveu uma acção de formação denominada “ Prevenir Hoje, Amanhã Pode Ser Tarde” cujo objectivo geral foi proporcionar formação de modo a serem os próprios jovens a transmitir conhecimentos e a orientar outros jovens no seu contexto real de vida.

Esta iniciativa enquadra-se nos objectivos a atingir até 2015, nomeadamente no combate ao HIV/SIDA que tem como melhor “arma” a prevenção e informação das populações.


Os formandos no final desta acção ficaram muito mais preparados e informados para transmitirem de forma correcta os conhecimentos sobre métodos e formas de combate á propagação do HIV/SIDA.

Irão seguir-se mais algumas acções com a Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida, parceira nesta acção.

2 comentários:

  1. É uma perspectiva responsável esta da Região da Madeira. A formação dos dirigentes para a prevenção, responsáveis pelo formação do jovens, tem um carácter difusor.
    Assim se vê a preocupação e a responsabilidade das pessoas que trabalham, de facto, para os movimentos e não para o protagonismo !
    Tem sido uma das regiões mais activas desta Associação, cada vez mais virada para o centro. Há que reconhecer o esforço e trabalho desenvolvidos.
    Quem acompanha as acções da Região da Madeira, apercebe-se que são fundamentalmente viradas à formação paralela dos seus dirigentes, em áreas que a mera formação da ENFIM não abrange nem para a qual está vocacionada.
    Ponham os olhos nesta região e dela tirem os devidos exemplos.
    Só a abertura da AEP às outras instituições e a parceria com aquelas, poderão levar esta casa pelo século XXI como uma instituição que serve a população e põe em prática as políticas de juventude levadas a cabo pelo Estado.
    Esta AEP tem a responsabilidade de manter (o que é sempre mais difícil), o estatuto de utilidade pública !!!

    ResponderEliminar
  2. A Região da Madeira demonstra uma atitude e uma perspectiva responsáveis na formação dos seus dirigentes. A formação de dirigentes para a prevenção, tem um carácter difusor. Permite-lhes, na sua acção de formadores de jovens, garantir que a transmissão de informação é fidedigna.
    Os bons exemplos e as boas práticas são sempre de seguir. É uma atitude inteligente !
    A formação da ENFIM não abrange nem está vocacionada para estas áreas. Por isso será de "copiar" estas iniciativas e abrir a AEP, quer as Regiões (as que ainda existem) quer os Grupos quer a própria Associação no seu todo, às parcerias com outras instituições.
    Bem hajam e continuem. Mesmo que a corrente seja contrária, o objectivo é louvável !!!

    ResponderEliminar