sexta-feira, 19 de junho de 2009

Já temos vencedores!

Já estão escolhidos os vencedores do 2º ODM na categoria fotografia e texto. Mas antes de os divulgar temos dois recados:
Gostámos muito de desta vez termos tido mais Grupos a participar, tanto em texto como em Fotografia. Esperamos que continuem a crescer participações e a fazer muitas actividades ODéMicas:)

Por outro lado, não vale a pena enviarem fotografias praticamente iguais, porque apenas contamos uma delas, está bem?

E agora TCHARAN:

Vencedor na categoria Texto:

Grupo 74 (e com esta já é a segunda vitória!):


Uma Conversa entre gerações

Escuto atentamente o que vovô me pede, quer que lhe leia o jornal e pede-me ajuda para lhe somar as contas da farmácia.
Senti-me importante porque apesar de “canito” já podia ajudar o vovô “Manuel” a sorrir e a combater algumas das suas dificuldades.
Contou-me que não sabia escrever nem ler, porque não tinha passado pela escola primária … A sua escola tinha sido a escola da vida.
A sua infância foi passada a trabalhar, a guardar um rebanho de ovelhas por entre serras e vales e de sacola onde trazia umas fatias de broa para quando a fome o atacasse. À noite sentava-se junto dos seus irmãos, dos seus pais para comer um belo prato de sopa. De seguida a sua cama feita de mantas no tear de sua avó o esperava para repousar de mais um dia. Ao acordar tudo seria igual, apenas diferentes seriam os raios de sol ou a chuva que o acompanhariam mais ao seu rebanho.
Depois de ler o jornal peguei na papelada da farmácia e somei, somei, somei, mas fiquei triste ao ver o resultado, pois o vovô tinha gasto no mês mais dinheiro na farmácia do que recebia. Estava sempre a sorrir e disse-me para eu não ficar preocupado. Disse ainda que a reformazita da avó vai dando e ainda tinha umas “patacas “ de lado se fossem precisas.
Sem que me apercebesse as minhas lágrimas correram-me ao sentir que o vovô tem muitas dificuldades, por não saber ler, nem escrever. Assim, prontifiquei-me para lhe ensinar a desenhar as letras e a saber juntá-las.
A partir de hoje quero ser o professor do vovô “Manuel” pois nunca é tarde para o vovô aprender e eu pequenita poder ensinar…
Sou pequena em tamanho mas espero ser grande para dizer “ Quero que todas as crianças tenham tempo para ser crianças, quero que todas as crianças tenham o direito de sorrir, QUERO QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM DIREITO AO ENSINO E NENHUMA DEIXE DE IR PARA A ESCOLA porque tem horários de trabalhos para cumprir.

Mónica Lopes

Muito bem! tomámos a liberdade de corrigir alguns erros ortográficos (não muitos), mas o texto está muito bonito.

Parabéns.

Na Categoria Fotografia, o vencedor é o Grupo 166 com a fotografia abaixo!


PARABÉNS!
Os outros Grupos participantes não fiquem tristes, ainda há muitas oportunidades para participar!
O 3º ODM é:
"Promover a igualdadede género e o empodeamento da mulher"
Aproveitem o bom tempo para se inspirarem nos vossos textos e fotografias e não se esqueçam que o email de envio é odm@escoteiros.pt
Só mais uma coisa: Os Grupos que ainda não participaram e que não têm o Kit "Criar um Mundo Melhor", podem pedir aos Dirigentes para acederem à Intranet da AEP. Terão acesso a todos os conteúdos do CD (sugestões de actividades, declaração do Milénio, etc.) e ao regulamento da Maratona.
Boa Caça!

Sem comentários:

Enviar um comentário